sexta-feira, 18 de abril de 2008

Paraíba

Paraíba: tupi-guarani= rio ruim, rio que não se presta à navegação (imprestável)

Deixe que eu falo do que é ruim de navegar.

As águas da história são puras e verdadeiras,sujos e mentirosos são os homens.Ora,a Paraíba é fruto da História do Brasil que é derivada dos fluxos da História Geral,no entanto não é a mesma coisa.

Existe a Paraíba colonial,imperial e republicana e o Brasil também.Nós,historiadores,somos positivistas marxistas,pois elencamos respectivamente a política e os movimentos sociais como sujeitos dessa história.

Sinto falta do homem e do seu “contexto”(ô palavra difícil de interpretar!).

Os cernes da nossa história brasileira oligárquica também fizeram da Paraíba oligárquica.A terra e a riqueza nos fizeram estéticos no nosso querido Brasil varonil e,por conseqüência,no nosso Estado federativo.

As oligarquias não falam,se comportam;não decidem,usam.

Somos um dos estados mais pobres da federação e não tenho dúvidas de que nos faltou um pacto sócio-histórico fazendo o melhor para o nosso país.

Nossa bandeira tem sangue,nossas vidas,não.Comemos da passividade histórica e resta saber se procederemos da mesma forma com as nossas famílias.

"Só mudaremos se nos conhecermos".

2 comentários:

Unknown disse...

Hamonzinhoooo, lindo!
Que saudade enorme! ;)
muita mesmo..
quando vc volta?
Sim, e quanto ao texto, gostei muito mesmo.. tambem, nao é pra menos, né? olha o autor! :)
beijao! :*

Unknown disse...

infezlimenet somos um estado pobre pois falta um interesse da sociedade em fiscalizar o governo tanto estadual como municipal, faltam eleitores concientes na hora de votar falta políticoa compromissados com o nosso estado.Mesmo assim amo a PARAÍBA
abraços hamon