segunda-feira, 21 de março de 2011

A IMAGEM

Estamos em pleno século XXI e buscamos mais do que tudo uma compreensão mais nítida do nosso mundo.Em outros tempos reafirmaríamos o padrão que existe em nossa mente científica,falaríamos de alguém entre Sócrates e Einstein ou de Ovídio à Clarice Lispector,demonstraríamos quão grande expressão filosófica existiria entre esses personagens da nossa existência histórica a fim de elaborarmos uma teia mental que fornecesse uma explicação desta panaceia chamada vida.
Disseram que o século passado foi dominado pela ética,tenho minhas dúvidas, pois de qual ética nós falamos, daquela que Fiódor Dostoiévski descreve em Crime e Castigo ou nos Irmãos Karamazov? De qual ética nós falamos?
De tempos em tempos surge alguém dizendo que a verdade está aqui ou ali e nós nos enveredamos numa verdade de mentirinha pela qual nos robusteça em nossa realidade.Nossa academia elabora os mais profundos debates filosóficos a respeito dos homens e de nossa História. Desta forma acontece algo que nos choca entre a teoria e vida cotidiana, há de se perceber, um foço um espaço longínquo que muitas vezes nos entristece e nos faz menores diante de nós mesmos.
A partir do que pensamos nestas linhas algo nos parece ser deveras importante: a imagem, pois é dela que boa parte das histórias ou estórias são contadas.Muitas destes escreveram algo muito,muito importante para nossa efêmera sociedade,mas eu pergunto onde está a verdadeira imagem de Hegel,de Voltaire,de Marx, de Getúlio Vargas,dos “Fernandos” Collor e Henrique,de Luís Inácio Lula da Silva? Aquela que nos é passada pela mídia televisiva? Com suas modelos esquálidas anoréxicas ou com seus homens “bombados” e de feições femininas? É interessante como uma agenda obscura e extremamente oportunista nos faz tolos e altamente repetitivos de uma imagem virtual (não verdadeira), deste cenário social que se avizinha em nossa realidade.
Faça uma experiência:verifique a biografia dos homens em questão e tire suas próprias conclusões.Também peço que some a esta lista um nome: Jesus Cristo,confesso que é muito difícil para este que vos escreve incluir este homem no mesmo grupo destes filósofos.Acredite é necessário questionar tudo,realmente, pois até a fé sem perguntas é fanatismo.
Leia onde achares justo sobre estes homens, mas nunca,nunca em apenas uma fonte,não emita opinião sem antes pesquisar e pensar e você, só você pode tirar suas conclusões e descobrir de quem é a imagem do Absoluto,daquilo que a conhecemos como Real.

2 comentários:

caio luders disse...

foi no século passado que os meios de comunicação se tornaram mais rápidos(antes demorava algumas semanas para mensagem chegar ,agora só alguns dias ) , com isso as noticias corriam mais e mais (leia : as fofocas)... todo mundo sabia da vida de todo mundo , teríamos que nos comportar mais para não ficar "mal falado" , o tempo foi passando e chegou a televisão , as noticias agora eram transmitidas através de uma emissora , que por sua vez só exibia as noticias que eram de seu interesse (as que davam ibope ) como elas eram "pequenas" as noticias tinha mais foco na cidade , com o tempo as emissoras foram aumentando e se tornando globais , para satisfazer a demanda de noticia elas começaram a inventa-las e/ou distorce-las .

ps : deu quase um texto , hehe ... e é porque eu não falei de como somos utilizados pela midia como massa de manobra

Caio Lüders , GEO SUL 1ª B

Unknown disse...

Esse texto me lembrou nossa conversa sobre Karl Marx, tendemos mesmo a admirar uma pessoa sem a conhece-la realmente, já estamos a exaltando antes mesmo de saber sua história.

o que mais posso dizer? Belo texto professor

Thulio S. Almeida
Ex-Geo, UFPB,Direito,2ºPeriodo