sábado, 6 de março de 2010

O Relativismo

Você já parou para pensar o que é a vida ?Qual o objetivo de toda esta correria ?Quais metas estão a sua disposição agora e para o futuro?Como as relações sociais se estabelecem e como estas se empregam apesar de sermos tão “éticos” como diria kant?.Não, eu não tenho respostas para tais indagações,nem tampouco uma receita gastronômica para lhe aplacar tais dúvidas porém, Deus em sua infinita sapiência deu aos homens uma mente para averiguar as relações humanas e interpretá-las através principalmente de um conhecimento chamado Filosofia.
A ciência historicamente selecionou 3 paradigmas (modelos) de conhecimento, pelos quais influenciaram as sociedades conforme o pensamento conforme Isaac Newtom, Charles Darwim e Albert Einstein.
O primeiro ao criar a famosa teoria da mecânica dos corpos elaborou um mundo hermético (fechado), matemático, estanque (fixo) e a partir desta contribuição todo conceito de ciência até então existente deveria ser de tal modo como Newtom a descreveu .Tudo deveria estar em perfeita consonância com um modo de pensar matemático, físico e extremamente preciso num mundo de equações precisas .
O segundo, outro inglês Charles Darwin ao propor no seu conhecido The born of the especies ( A origem das espécies) moldou um mundo aberto, biológico e dinâmico,este diz a seguinte premissa “homem (homo sapiens sapiens) e pongídeos (macacos) descendem de um mesmo ancestral que até os dias de hoje a ciência não sabe qual é o famoso elo perdido. É importante suscitar que este não afirmou que o homem adveio do macaco nem tampouco o contrário.
O terceiro o maior nome das ciências em todos os tempos erigiu (construiu) a atualissíma teoria da relatividade com o seu enunciado E=MC² ,dizendo que energia é o produto da massa multiplicada pela aceleração elevada a segunda potência .Talvez, você não saiba, mas esta teoria propõe que se por acaso você colocar a velocidade da luz a um objeto este perde as propriedades de matéria e se transformará em energia.
Não cairei na cilada de afirmar ou de negar tal afirmação, pois a própria ilação (idéia) a priori não se colocou para isto ,porque a teoria da relatividade como conceito filosófico se nega a uma possibilidade de verdade.Quando estudamos uma sociedade, averiguamos principalmente a sua literatura e aquilo foi escrito durante o tempo que fora produzida em termos de escrita.Hoje nossa realidade vive em função deste relativismo, portanto nega a existência do bem e do mal como Stephen Meyer em Crepúsculo ,Lua Nova ,Eclipse e Amanhecer ou mais explicitamente com Dan Brown no tão discutido , polêmico( e na minha opinião não menos herético) O Código da Vinci.
Tudo é relativo, só Deus é absoluto, pois todas as relações humanas foram relativizadas também suprimidas bem como as questões éticas e originalmente religiosas no que tange antes de mais nada a determinados princípios que deviam ou deveriam nortear a humanidade em busca da Verdade Pura ,Universal e Única.

7 comentários:

Rayssa Vasconcelos. disse...

Professor...
Eu realmente me levanto e aplaudo tudo que o senhor fala e concordo com tudo que fora dito, e tudo no mundo é relativo e apenas a "crença" é algo absoluto como o Zero.

Se formos "discutir", conversar algo, vamos ter varias linhas de pensamentos que podem entrar em conflito e entrar em outras "Questoes".

Eu tenho medo, acho que a insanidade estar me tomando eu questiono muita coisa e isso me deixa extremamente confusa, onde a loucura me faz ouvir o meu propio grito e quando para me vejo batendo a cabeça nas paredes, as vezes queria ser uma ignorante do mato, onde so sabe se proteger e sobreviver, creio que assim morreria pouca gente,pois nao existeriam tantos conflitos.

A vida ja é um objetivo, mas precisamos de algo maior para que ela continue, entao essa correria toda é somente para aquele objetivo ser correspondido, mas a questao é qual objetivo?
"pelo o que vivemos?"

Abraços!

Unknown disse...

Caríssimo professor,
Salve Maria~!

Bem sabeis que nós aristocratas ou aristocráticos raramente aplaudimos algo de pé, bem, esta é uma das raras ocasiões em que o faço, todavia, o faço com muita tristeza e pesar.

Falara eu em outro comentário que o nosso "mundo" -enquanto mundo, sociedade de seres humanos viventes e interagintes uns com os outros- gira, fora de controle.

Tantos pensamentos distantes fora de controle, uma névoa total que encobre a verdade, que é sim Absoluta, incontestável, e, na nomenclatura eclesiológica, Dogma, que se proclama solenemente, pois é a real, nobre e indissolúvel Verdade que advém da Verdade Maior, Aquela que se Encarnou "et homo factus est", Cristo Jesus Senhor e Deus nosso. O pensamento modernista (que, como proclamou São Pio X, é a síntese de todas as heresias) com o seu relativismo absoluto -- e, se assim o digo "absoluto" é pois que ele tenta se impor à toda verdade, mostrando (não revelando, pois a mentira não se pode revelar, pois na revelação, apenas a verdade se contém) que não existe verdade, mas verdades, onde todas estariam corretas.

Essa divergência constante, de negação à "verdadeira verdade" trasmitida por milênios, nos levará a loucura senão nos já havera levado.

Seria sim, interessante ser como a Srtª. Vasconcelos, anteriormente à minha proposição havia citado, que seria bom ser, não diria "ignorante", mas inocente, no âmbito de que, não conhecendo a "variedade de verdades" contidas no mundo de hoje, conheceria apenas a "verdade absoluta".

Absolutamente controverso é o fato de que negamos a nós mesmos cada dia, se não a cada momento do dia pela difusão de "verdades" a cada instante do tempo e localidade do espaço, onde não se define nem o zero nem o infinito, e, este, que, por si só, já não pode ser determinado, provém do ponto zero, d um único ponto zero. Ou seja, tudo, todo o infinito está contido no zero, pois é deste de onde o infinito vem e onde ele se encontra. Portanto tudo que gira ao nosso redor provém da "verdade absoluta" que por si só se mantém e é única. As "verdades" -- permita-se dizer "falsas verdades" ou até mentiras -- não provém daquele ponto (zero) de onde tudo provém e para onde tudo se dirige, e sim de diversos pontos do infinito macrocosmo cujas proporções não podem ser registradas em papel, vem de pontos indecisos, que, como os elétros, mudam constantemente de posição na busca de sair do universo, inultis esforços, o infinito é infinito, por não ter fim, não há como determinar um ponto que em determinado tempo depois se torne outro, pois o infinito já se encontra infinitamente maior do que como era quando tal ponto fora definido. Portanto, o único ponto absoluto, é a verdade absoluta de onde todo o infinito provém.

Este relativismo nos cerca cada vez mais, mostrando diferentes realidades e facetas do mundo, querendo dizer que existem várias verdades por trás das diversas culturas que se encontram através do orbe, quando na verdade, estas apenas não conhecem Aquele que É A Verdade Absoluta que não muda nem pode ser mudada.

Roguemos a Deus, Verdadeira Verdade Absoluta de Onde tudo provém e Para Onde tudo se dirige, para que nos livremos o mais rápido possível deste mal que nos dilacera em muitos multi pedacinhos e pontos distorcidos e dispersos neste infinito.

Dómine, exáudi orátionem meam.
Et parce populum tuum, Dómine.

Higor R. Costa

08 de Março Anno Domini 2010

Junior (Je suis ) disse...

Cada um tem uma ideia de relativismo, pois forma maior é: duvida de que realmente existimos?
Para que estamos aqui?
Quem nos somos?

Essas perguntas são idagadas por algumas pessoas, mas realmente existe alguém superior?, ou so apenas estamos sozinhos?...

Temos que penssar mais em coisas desse tipo!...

Para vocês o que é Deus? ou quem é?
pensse nisso e talvez consiga melhorar alguma coisa em sua vida...

Já não posso falar o mesmo de mim...
^^

Unknown disse...

acho interessante esse conceito de relativismo, mas ao meu ver só existe uma verdade absoluta, o problema é que cada um tem a sua, mas nem por isso ela deixa de ser absoluta para cada um desses indivíduos

Deus é a verdade absoluta? Sim, concordo com essa idéia, mas para um Budista seria buda, para o islamismo é Alá e por ai vai, talvez sejam todos o mesmo Deus só que com nomes diferentes, quem sabe? acho que só ele, mas para um ateu talvez a verdade absoluta seja bem diferente

acho que o que quero dizer(já estou é ficando confuso com tanta linguagem rebuscada) é que a verdade absoluta existe sim, mas para cada indivíduo existe uma, e ao admitir essa minha idéia no geral eu admito a relatividade o que me mostra que eu não posso correr atrás de uma verdade aceita por todos, até porque vários não vão ter a minha crença, provavelmente se eu achasse essa tão dita verdade coletiva absoluta teria que se resumir a poucas palavras, talvez apenas uma

tentar achar essa verdade coletiva absoluta é como tentar prender o ar com as mãos, mesmo que encontre uma verdade ela será a sua e apenas sua, pois outros podem achar outras diferentes

então, talvez exista apenas uma verdade coletiva e absoluta, que seria a relatividade e a existência de diversas verdades absolutas individuais


eu devo ter me contrariado várias vezes durante o texto já que o escrevi enquanto pensava, então vou tentar resumir tudo em uma frase que considero uma tanto quanto engraçada:

"existe apenas uma verdade absoluta, que é a existência de várias verdades absolutas diferentes, o que torna essa verdade o relativismo"

Thulio Santos Almeida 3ºC

aldo_junior disse...

realmente ,essa ideia de buscarmos explicações teoricas para o sentido da vida assola a nossa alma a milhões de anos ,há uma ideia inata de querer-mos saber de onde viemos e pra onde vamos.

muitos teoricos tentaram desvenar esse mistero e utilizaram-se de diversos recursos(fisicos,mitlogios, filosoficos e etc.)

mas sobre a verdade relativa, proposta pelo eisten no relativismo ela já é de se duvidar;se essa é uma regra universal,entao ela absoluta, se ela é absoluta, ela não é relativa, contradizendo então a propria teoria.

mas nietzsche aprimoraria essa ideia de uma forma ou de outra ao dizer que você tem a sua verdade, eu tenho a minha, quanto ao certo, o correto não existe.

então a verdade na qual você acredita se torna absoluta, ao menos para voce mesmo.

uma ideia tormenta a minha mente todos os dias, que ha algo errado com o mundo.
é como se a realidade fosse algo colocado diante de nossos olhos para desviar a nossa atenção de uma outra coisa extremamente maior.
o que é essa coisa?

(...)cada um tem uma resposta, eu tenho firmes convicções no que seja.

muito bom texto hamon.

tiver um tempo passa no meu blog
(ignoranciasocratica.blogspot.com)

um abraço.

Aldo Junior

Taísa Snor disse...

HAmonzinho do meu coração...
Apenas ratificando suas palavras:
APENAS DEUS É.

Rayssa Vasconcelos. disse...

profee!
add meu msn

Rayssa_vasconcelos@live.co.uk