segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A agenda oculta

O ser humano gosta de teses conspiratórias e há gente que confia e dá sua vida por um “misteriosinho”, talvez para explicar e entender o nosso mundo. A busca da verdade é um dos temas mais controversos e complexos de nossa sociedade e tenha certeza de que muitas manifestações de nossas vidas relatam um padrão nem sempre muito claro do que vivemos, observe que para construir determinadas “verdades”, há uma agenda de intenções...
Na música , por exemplo, Elvis Presley surgiu com seu rebolado e com um modelo de rebeldia que encantou os jovens norte –americanos em meados do séc.XX, perpassando até as décadas posteriores , no entanto, Elvis repetia o que os negros americanos faziam desde o séc.XIX, ele fundiu elementos da cultura negra americana como o blues e o jazz com outras vertentes musicais com uma postura de acinte àquela sociedade, desta feita explodindo no Rocky in Roll. No cinema, James Dean também retratou e mostrou nas películas lumierinas este comportamento rebelde, afrontador e muitas vezes inconsequente (veja ,por exemplo, o filme juventude transviada).O mundo ou boa parte dele vivia um reboliço que de vez em quando acontece na história humana. Politicamente falando o comunismo nunca fora tão perigoso : iria este sistema tomar as mentes humanas?
No Brasil as ligas camponesas reclamavam uma reforma agrária que lhes incluísse esperança de sobreviver a um mundo tão excludente. A bossa –nova e o tropicalismo foram movimentos artísticos e sociais que direta ou indiretamente estavam relacionados a esta efervescência . Poderia enumerar uma série maior destes acontecimentos, mas perderíamos o foco, pois entendo que há uma raiz para tudo isto. Após a Segunda Guerra Mundial o homem passou a se segregar assim como fez com a construção do Muro de Berlim, as experiências humanas o conduziam até as experiências com drogas (como pregava Jack Kerouac e sua pretensa revolução beatnik ).
Acredito que o medo tomou conta de nós e passamos a buscar um sentido para nossa própria existência. Perceba que até nossos super-heróis surgiram num momento histórico de crises e depressões: Batman teve seus pais assassinados num beco e não teria mais coragem de enfrentar o trauma provocado por este lugar . A grande obra de Tolkiem , o Senhor dos Anéis, que se transformou num dos maiores filmes da história do cinema foi inspirado no livro homônimo em que o homem mau tomava a terra média, na verdade uma brilhante analogia da condição humana, pois revela o medo como causa daquele caos e seu modo de enfrentá-lo. Acredite, aquilo que acontece intimamente também ocorre em escala universal, estas nuances funcionam de duas formas : aqueles que vêem só o estético e se alheiam da própria vida ou aqueles que buscam uma explicação para as nossas imperfeições e descobrem um agenda oculta onde a maioria dos homens não enxergam.

Nenhum comentário: